Skip to content Skip to footer

Urologia oncológica e a cirurgia robótica

Olá,  pessoal, eu sou Mateus Sperini, sou uro-oncologista (CRM-SP 173691) aqui na Oncocare | Oncoclínicas. Hoje, estou aqui para falar um pouquinho sobre a minha especialidade, a uro-oncologia, e também, principalmente, sobre a cirurgia robótica, que é algo muito atual e que a nossa equipe, junto com a Oncocare, vem proporcionando aos pacientes da nossa região, o centro-oeste paulista.

Urologia e cirurgias robóticas

Para fazer uma breve abertura e uma introdução, como todos já sabem, o urologista é responsável pelo tratamento, principalmente cirúrgico, do aparelho urinário, tanto masculino como feminino. Lembrando então que urologista não é médico só de homem, e isso é um mito. Além disso, o urologista cuida também da parte genital masculina.

Uma pergunta que a gente fica é: onde entra a uro-oncologia? Na verdade, a uro-oncologia é um braço da urologia focada no tratamento cirúrgico ou não, da parte tumoral, ou seja, de câncer. Então, o uro-oncologista é especialista no câncer do aparelho urinário.

Cirurgia robótica no tratamento de câncer urológico

Uma pergunta que fica é: onde entra a cirurgia robótica na uro-oncologia? Na verdade, nos seus primórdios, a cirurgia robótica foi criada e iniciada ao tratamento do câncer de próstata, que vou falar mais para frente, e foi aprovada pelo FDA nos anos 2000. Desde então, desde essa época, vem sendo utilizada globalmente. Para gente ter ideia, nos Estados Unidos, 85% das cirurgias oncológicas na área da urologia, na uro-oncologia, são realizadas pela plataforma robótica. Então, quem fala que o robô é o futuro está enganado, o robô hoje é o presente em todo o nosso mundo.

Qual benefício a cirurgia robótica traz em relação às outras cirurgias convencionais?

A cirurgia robótica, através da Plataforma Da Vinci, ela traz uma visão 3D da cavidade abdominal de cada paciente. Isso aumenta muito a precisão e diminui também os danos aos tecidos vizinhos aos tumores. Então, as sequelas pós-operatórias e os efeitos colaterais são diminuídos pela visualização 3D. Além disso, outros benefícios, menor perda de sangue e recuperação precoce às suas atividades são um dos grandes benefícios que a cirurgia robótica traz pra gente. Para gente ter ideia, antigamente uma cirurgia de próstata, um tumor de próstata, às vezes tinha paciente que ficava internado até uma semana, 10 dias. Hoje, com a cirurgia robótica, tem paciente nosso que fica internado menos de 24 horas. Então, o ganho de recuperação pós-operatória e menor perda de sangue é muito grande.

Desafios enfrentados pela uro-oncologia

O uro-oncologista, como todo médico, ele busca o diagnóstico precoce dos tumores. Além disso, o acesso aos tratamentos avançados, como a cirurgia robótica, que eu venho falar até então, e a diminuição para os pacientes das sequelas e dos efeitos colaterais de qualquer tratamento. Hoje em dia, além da cirurgia robótica, temos avanços em todas as áreas, como a quimioterapia relacionada às terapias alvo. Então, a medicina vem avançando junto com a cirurgia robótica, proporcionando um diagnóstico precoce, um tratamento mais efetivo e diminuindo as sequelas e os efeitos colaterais aos nossos pacientes.

Portanto, como eu falei sobre o diagnóstico e tratamento dos tumores precoces, é imprescindível que nossos pacientes mantenham as suas consultas e seus exames rotineiros, quando bem indicado pelo médico. Além disso, nós estamos com um blog da Oncocare | Oncoclínicas e estaremos sempre postando temas relevantes à saúde e à oncologia, como no tema de hoje. Fiquem atentos ao nosso site e nossas redes sociais e vamos sempre juntos na luta contra o câncer.

× Como posso ajudar?