Skip to content Skip to footer

Hematologia e as Leucemias Agudas

Olá, meu nome é Paula Carrilho (CRM-SP 98736, RQE 22603), eu sou hematologista aqui da Onco Care | Oncoclínicas. Hoje eu vim contar um pouquinho da nossa história. Nós estamos aqui há 8 anos e recentemente ampliamos a nossa equipe de hematologistas. Temos hoje a Dra. Patrícia Pedrassa (CRM-SP 90447) e o Dr. Augusto Séttemo (CRM-SP 210034 RQE 124088).

A Hematologia

Olá, eu sou o médico Dr. Augusto Séttemo e quero falar um pouco sobre a nossa especialidade. A Hematologia trata doenças que afetam o sangue e o sistema linfático. Costumamos dividir essas doenças em dois grandes grupos: as doenças não oncológicas e as doenças oncológicas.

No grupo das doenças não oncológicas, a Hematologia é responsável por investigar anemias, alterações de leucócitos, alterações de plaquetas e problemas relacionados à coagulação, que podem envolver sangramentos excessivos ou tromboses, especialmente tromboses em sítios atípicos.

Além das alterações mencionadas, a Hematologia trata alguns tipos de câncer no grupo das doenças onco-hematológicas, que incluem mieloma múltiplo, linfomas de Hodgkin e não-Hodgkin, leucemias agudas e crônicas, e doenças mieloproliferativas. O hematologista desempenha um papel fundamental tanto no diagnóstico quanto na definição do tratamento e acompanhamento dos pacientes, manejando as complicações relacionadas com as doenças e os tratamentos instituídos.

Sinais e Sintomas das Leucemias Agudas

Vamos conversar agora sobre os sinais e sintomas das leucemias agudas, visto que elas correspondem ao 10º lugar das doenças oncológicas no Brasil. Devemos ficar atentos aos sintomas de cansaço, fraqueza e adinamia, pois a leucemia leva à anemia e à queda do glóbulo vermelho. Também são frequentes infecções, porque as células dos leucócitos que fazem a nossa defesa são substituídas pelas células da leucemia, então o indivíduo fica com a imunidade baixa.  Além disso, hematomas e sangramentos nasais e nas gengivas, devido à queda de plaquetas, são sinais importantes.

Detectação Precoce das Leucemias Agudas

Como são detectadas as leucemias? Primeiramente, é essencial prestar atenção aos sinais e sintomas mencionados. Depois, ao procurar um médico, ele realizará um hemograma, que poderá mostrar anemia, alterações dos leucócitos, plaquetas e células da leucemia. Para confirmar o diagnóstico, será necessário realizar o exame de medula óssea junto com a imunofenotipagem.

Tratamento das Leucemias Agudas

O tratamento das leucemias agudas, de uma maneira geral, é baseado na quimioterapia. O tipo e a intensidade do tratamento vão depender de fatores como a idade do paciente, a presença de outras doenças e o grau de fragilidade. Nos pacientes que podem suportar uma terapia intensiva, costumamos fazer uma internação inicial mais prolongada, chamada de indução, seguida de outras internações mais breves, no período chamado de consolidações, que podem ser ou não seguidas de transplante de medula óssea. Para pacientes mais frágeis, hoje temos disponíveis terapias mais direcionadas, com menos efeitos colaterais, visando o controle da doença.

Estilo de vida e fatores de prevenção

Assim como para a maioria das doenças, é primordial levar um estilo de vida saudável, com consumo de dieta balanceada, realização de atividades físicas, não uso de cigarro e baixa ingestão de álcool. Todos esses fatores contribuem para a saúde geral e estão associados a menores incidências de neoplasias.

As leucemias agudas têm alta taxa de cura, e um diagnóstico precoce é fundamental. Portanto, fazer exames de rotina e ir ao médico é imprescindível.

Gostaríamos que vocês nos seguissem nas redes sociais para se manterem informados, pois em breve traremos mais informações sobre as doenças hematológicas.

Obrigada.

× Como posso ajudar?