Olá, eu sou o Dr. Eduardo Coraza (CRM-SP 69775), oncologista clínico da Onco Care | Oncoclínicas. Dia 18 de junho é o dia da conscientização do câncer de rim, e é sobre esse tema que eu vou falar hoje.
O câncer de rim tem uma incidência cada vez maior conforme os anos passam. O tipo mais frequente é o tumor de células claras. O câncer de rim acomete mais homens do que mulheres e é comum na faixa dos 60 anos em diante. Se houver alguma predisposição genética, o câncer de rim pode ocorrer 20 anos antes.
Sintomas
Os principais sintomas de câncer de rim são:
- Uma massa abdominal.
- Sangue na urina (hematúria).
- Dor lombar, dor na barriga ou dor na região lombar.
Esses são os principais sintomas quando a doença está localizada. Quando ela se dissemina, pode atingir pulmão, cérebro e ossos, causando outros sintomas relacionados às áreas afetadas. O diagnóstico do câncer de rim, na maioria das vezes, é feito através de exames de imagem realizados por outra causa, e você acaba encontrando o câncer de rim com mais frequência. A biópsia, que retira um pedacinho do tumor, também é utilizada para o diagnóstico, ou o paciente pode ser encaminhado para cirurgia.
Fatores de Risco
Entre os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento do câncer de rim estão:
- Obesidade.
- Tabagismo.
- Consumo de álcool.
- Fatores genéticos que predispõem a pessoa a ter a doença.
Tratamento
Uma vez constatado que o paciente tem câncer de rim, é importante verificar se o tumor está localizado ou se já está espalhado. Qual é a importância disso? O paciente com tumor localizado, quando diagnosticado na fase inicial (T1), tem uma chance de sobrevida de 93% em 5 anos. Se a doença estiver espalhada, a chance de estar vivo em 5 anos cai para 12%. Portanto, fazer o diagnóstico no começo é muito importante.
Se a doença estiver localizada, geralmente será necessário remover todo o rim ou apenas uma parte, dependendo do tamanho do tumor. Quanto menor for o tumor, mais preservada será a função renal, pois temos dois rins. O tratamento cirúrgico é indicado para tumores localizados. Se o tumor estiver espalhado, o tratamento será feito com medicamentos, como imunoterapia e quimioterapia. A radioterapia é utilizada quando o paciente tem, por exemplo, uma dor óssea que precisa ser irradiada, ou metástases cerebrais, para tratar áreas específicas.
Essa é uma visão geral do câncer de rim. Se você tiver algum problema de saúde ou notar algum sintoma preocupante, procure sempre um médico especializado.
Acompanhe nosso blog e redes sociais para obter mais informações sobre câncer e outros temas importantes.
Obrigado!