Olá, sou Dr. Rossini Fernandes Lyria | CRM 173798, oncologista cirúrgico da Onco Care | Oncoclínicas, de Presidente Prudente. Hoje, estou aqui para falar sobre o Abril Azul Claro, que é o mês de conscientização sobre o câncer de esôfago.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, no triênio de 2023 a 2025, teremos 701 mil novos casos de câncer no Brasil, excetuando-se os cânceres de pele não melanoma. O câncer de esôfago no Brasil é o sexto mais incidente e representará cerca de 8.200 novos casos, representando 3% de todos os casos de câncer no Brasil. Ele também é o quinto mais letal, mais incidente em homens que em mulheres e na nossa região Sudeste terá grande concentração de todos os casos, que será de 48%.
Fatores de Risco
Os principais fatores de risco para o câncer de esôfago são ligados principalmente à ingestão de bebidas alcoólicas, ao tabagismo, obesidade, sequelas da doença de refluxo gastroesofágico e algumas síndromes hereditárias. O câncer de esôfago é uma doença silenciosa e perigosa, pois quando os sintomas aparecem, pode ser que a doença já esteja avançada.
Sintomas
Alguns dos sintomas iniciais que podem aparecer são a disfonia, que é a famosa rouquidão, ou a disfagia, que é a dificuldade de deglutir, começando com alimentos sólidos, passando para alimentos pastosos e depois líquidos. Alguns pacientes ainda podem ter dores no peito e sensação de queimação. Por isso, muitos pacientes têm perda involuntária de peso.
Diagnóstico
Diante de qualquer sintoma, procurar ajuda médica para a indicação de exames adequados para diagnóstico. Para diagnóstico dispomos de exames essenciais como endoscopia, que visualiza o órgão por dentro na sua luz.
Tratamento
Infelizmente, muitos pacientes chegam com doença avançada, tornando o tratamento desse paciente muito mais difícil e às vezes até com intenção não curativa. O tratamento vai se basear na dependência de qual estágio está esse tumor. Como está o estadiamento desse tumor que vai nos guiar para a base do tratamento que seria com radioterapia, quimioterapia ou cirurgia.
Prevenção
Por isso, é muito importante a sua prevenção evitando ou cessando o tabagismo, evitando a ingestão de bebidas alcoólicas, fazendo atividade física – segundo a Organização Mundial de Saúde, ela preconiza de 750 a 300 minutos de esforço moderado semanal, que daria uma caminhada entre 30 a 60 minutos por dia –, tratar as doenças de refluxo gastroesofágico e sempre passar em consulta de rotina com seu médico de confiança. Bom, não existe um protocolo de rastreio para esse tipo de câncer, então é importante focar e manter um estilo de vida saudável para a prevenção do câncer de esôfago.
Então, pessoal, nos sigam nas redes sociais e vamos juntos nessa luta.